Informação acerca da Conferência da NATO em Munique em Português

no to nato 04.02.2003 03:24 Themen: Militarismus
You can find a collection of articles on the security conference in Munich Feb. 7/8 in Potuguese language here, with short extracts of their content.

More information will be added here as soon as we have more translations into Portuguese! If you want to help with translations please contact imc-germany-kontakt@indymedia.org or www-de@indymedia.org.
Apelo à coligação contra a NATO

Na conferência anual da NATO, encontrar-se-ão representantes oficiais dos governos os EUA, da União Europeia e cerca de 200 estrategos militares de alta patente, generais e especialistas em armamento. Mas não para discutir, como afirmam, a segurança. Este encontro é uma conferência de guerra.

A segurança de quem?

A "guerra mundial contra o terror", repressão e controlo nos diferentes países" tudo isto vendido sob a capa de "segurança". Mas: E a segurança de 800 milhões de pessoas, que passam fome, enquanto toneladas de comida são deitadas ao lixo para garantir os lucros da indústria alimentar? E a segurança dos milhões de pessoas, países como a Argentina, onde a competição capitalista pelo melhor local marginaliza sociedades completas como "não lucrativas"? E a segurança de milhões de refugiados de guerra, muitos dos quais morrem nas fronteiras da União Europeia, ao tentar fugir à guerra, fome e pobreza? Estes não são os temas desta conferência. A segurança, acerca da qual fala a NATO e os estrategos da União Europeia, significa expropriação, guerra, racismo, sexismo, repressão e não a vida de milhares de humanos que lutam por todo o mundo.




"Conferência de segurança" da Nato

Anualmente a conferência dos altos partidários da guerra tem lugar, em Fevereiro, em Munique. Camuflada de conferência sobre a segurança recolhe representantes militares, da elite política e económica para votarem as suas estratégias de hegemonia.
Como tem sido habitual, esta cimeira será acompanhada de acções de protesto e resistência. Desde há alguns meses as mobilizações, com o lema "Acabem com a NATO" (Smash Nato) , estão a ser organizadas.

No ano passado, milhares de pessoas manifestaram-se nas ruas apesar de todas as adversidades. Este ano o presidente da Câmara de Munique decidiu-se por uma estratégia de convergência. Diz preferir juntar-se aos protestos do que receber os delegados da conferência na Câmara Municipal. Claro que apenas nos protestos pacíficos de democráticos. Os dias em Munique mostrarão se esta aliança è eficaz ou tende a dividir o movimento. Neste momento, pensamos apenas que não queremos que ninguém nos imponha a forma como devemos protestar.

O que é a Conferência de Segurança?

"O que o Fórum Económico Mundial representa para os representantes da economia internacional, em Davos, é que o a Conferência de Munique representa para os representantes da comunidade estratégica".
Horst Teltschik, organizador da "Conferência para a polícia de segurança em Munique", fala de "conferência de paz" os opositores falam de "encontro da elite guerreira do planeta". A "Aliança contra a Conferência de Segurança da NATO", que já organizou os protestos do ano passado juntamente com a ATTAC e a Aliança Pacifista de Munique, convoca as acções contra a conferência, que terá lugar, entre 7 e 9 de Fevereiro, no Hotel Bayerischer Hof no centro de Munique, pela 39ª vez. Há algumas semanas juntaram-se a Aliança pela Protecção das Crianças, a Igreja Protestante e alguns Sindicatos.
Os tópicos desta reunião foram os primeiros ataques nucleares, estratégias e conceitos militares futuros, planos de intervenção em países que não fazem parte da aliança, a expansão da segurança para países que não representam ameaça militar que iria legitimar um constante estado de guerra sem local ou fronteiras cronológicas. Este ano os tópicos principais serão a guerra contra o terror e a guerra defensiva contra o Iraque. ...




Conferência da NATO sobre Segurança - Info

Informação acerca da Conferência da NATO em Munique em Português

Podes encontrar os documentos em português acerca da Conferência da NATO sobre Segurança em Munique, a decorrer entre 7 e 8 de Fevereiro, aqui, por favor, lê os resumos que se seguem:

Conselhos Legais para as acções contra o encontro da NATO (autor: Equipa da Ajuda Legal da “Ajuda Vermelha”)

Conselhos legais para as acções contra o encontro da NATO em Munique. A seguir tens um resumo dos mais importantes conselhos legais, especialmente para cidadãos estrangeiros. Para informações acerca de comportamentos nas manifestações e aspectos legais, por favor, tenta contactar algum especialista local,algum grupo de apoio ou consulta literatura no teu idioma.

Durante as acções contra o encontro da NATO em Munique haverá uma equipa de ajuda legal (EAL). Fornecemos um serviço telefónico e tentaremos prestar apoio às pessoas detidas logo após as detenção, ferimentos ou tenham algum problema com a polícia. Estaremos em contacto com advogados progressista que ajudarão as pessoas caso seja necessário. O número de telefone da equipa legal é 0049-89-448 96 38.
Para qualquer questão envia um email para muenchen@rote-hilfe.de. ...




Conselhos legais - NATO Munique
Indymedia ist eine Veröffentlichungsplattform, auf der jede und jeder selbstverfasste Berichte publizieren kann. Eine Überprüfung der Inhalte und eine redaktionelle Bearbeitung der Beiträge finden nicht statt. Bei Anregungen und Fragen zu diesem Artikel wenden sie sich bitte direkt an die Verfasserin oder den Verfasser.
(Moderationskriterien von Indymedia Deutschland)

Ergänzungen

04.02.2003 - 11:47
Is ja ganz interessant mit den Fremdsprachen, aber auf indy GB, F undsoweiter lese ich relativ wenig von wegen Mobilisierung...

stimmt

ich 04.02.2003 - 12:12
dieser text sollte bei anderen indys gepostet werden

keine angst

no to nato 05.02.2003 - 04:15
wir denken ja mit. steht auch bei imc portugal! aber falls doch mal leute sich über münchen bei uns informieren wollen, und kein deutsch können, finden sie eben auch hier was.